quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dia de São Benedito - 4 de janeiro



HOJE Também é Dia de São Benedito!!!. 

 São Benedito é um dos santos mais reverenciados no Brasil, protetor dos escravos e dos cozinheiros. 
Oferecer café a São Benedito vem dos tempos dos cativeiros. 
Temos, ainda hoje, a prática de ofertar o café para São Benedito com a intenção de pedir a proteção da casa e a fartura. 

Com esta finalidade você pode preparar o café para são Benedito. 
Deve ser o primeiro café coado do dia. 
Prepare o café bem forte e sem açúcar, coloque em uma caneca pequena na cozinha ao lado da imagem de São Benedito, todos os dias, pedindo a proteção para sua casa e para que nunca falte o alimento.



Querido São Benedito

Te peço lume ao meu fogão,
Fartura pra minha mesa,
Trabalho em minhas mãos,
Prosperidade em minha carteira,
Proteção para minha casa e familiares,
Harmonia, união e compreesão em minha família e
Paz em meu coração.

Obrigada, meu santo querido...



Abaixo texto retirado da Wikipédia:

Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia.
Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época.

Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope.

De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele.
Foi pastor de ovelhas e lavrador.
Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas.
Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos.
Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote.
Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades.

Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou:

“Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?”
E o santo humildemente respondeu:
“Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.

São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália.

Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que o associa aos padecimentos do negro brasileiro.

Gratidão por estar visitando meu blog!! Volte sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doando as unidades que ainda possuo! - Ana Maria Braga mostra a que ela possui!!

pesquise aqui os assuntos que procura!!!

Quem sou eu

Minha foto
"Ajudo a melhorar sua saúde e bem-estar Atendimentos presenciais e Online! Terapeuta holística desde 2001, acompanhando cada passo da sua TRANSFORMAÇÃO para sua melhor versão: Conheça o "Método Transformação", exclusivo para suas necessidades com todas as ferramentas e terapias energéticas que possuo, cuidando de você a cada semana com a melhor terapia. Acupuntura com e sem agulhas, Aurículoterapia, Desprogramação Neurobiológica, Florais, Mesa de Limpeza de Casas e Mesa Angelical das 4 Prosperidades, Reiki, Ortomolecular Catalítica, Shiatsu em mulheres, Consulyoria em Feng Shui e Aconselhamento Metafísico."