quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

05 de janeiro - Festa de BEFANA, LA VECCHIA



Celebração de Befana
Befana (Itália) Deusa Anciã chamada La Vecchia ou La Strega que trazia presentes para as crianças e afastava espíritos maus.
La Befana, é um místico personagem com aspectos de uma velhinha que, na noite de 5 e 6 de janeiro, coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem e para quem aprontou ela deixa um carvão!!!
A palavra "Befana" deriva do grego "epifania" que quer dizer aparições, manifestação.

A lenda: (resumo)

Segundo uma historia popular, os Reis  Magos, que dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, não conseguiam encontrar a estrada, e pediram informações para uma velhinha. 
Os Reis convidaram esta senhora para acompanha-los, mas ela nao foi. 
Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procura-los, mas nao os encontrou. 
Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. 
Desde então, gira o mundo dando presentes a todas as crianças.


A origem descende de uma tradição pré-cristã, de base na cultura popular.                          Montada em uma vassoura, La Befana leva um saco de brinquedos, chocolates e caramelos.         Ela passa sobre as casas deixando os presentes no caminho cheio de calçados deixados pelas crianças.                                                                                                                                       Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta de entrada.                                                                                                                       Retirado do blog: parlando d italia
  
 



Gratidão por estar visitando meu blog!! Volte sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doando as unidades que ainda possuo! - Ana Maria Braga mostra a que ela possui!!

pesquise aqui os assuntos que procura!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...