terça-feira, 10 de janeiro de 2012

10 DE JANEIRO


Início de Carmentália, o festival romano dedicado à deusa Carmenta, que protege a gravidez e os partos.

Este festival dura até dia 15 de Janeiro.



Carmenta, a padroeira dos partos e também dos recém-nascidos.
As mulheres grávidas lhe faziam oferendas de arroz e de pastéis, modelados na forma dos órgãos genitais femininos, orando para ter um parto fácil.

Reverencia-se, também, Mania, o aspecto oculto de Carmenta, a Mãe dos Fantasmas, confeccionando-se efígies de palha e pendurando-as acima das portas das casas para espantar os maus espíritos e as assombrações.

Festival dos Sonhos, celebração do Ano Novo dos índios Iroquois.

Antigamente, na Escócia e na Irlanda, celebrava-se nesta data, o Dia do Arado.
As pessoas varriam a rua com vassouras especiais para retirar os maus fluidos e saiam, depois, para os campos com seus arados, iniciando os trabalhos na lavoura.

Use a sabedoria antiga e pendure uma réstia de alho em sua cozinha, deixando-a até que os bulbos ressequem e “desapareçam”, sinal de que captaram e condensaram todas as energias negativas do ambiente.
Defume então sua casa com uma mistura de ervas (casca de alho, folhas de arruda, guiné, eucalipto, pinheiro, sálvia e manjericão) e “despache” a réstia usada, levando-a para uma mata ou para um lugar com água corrente, substituindo-a depois por uma nova.


texto retirado de Teia det Thea


Carmentalia, Deusa Carmenta preside os Nascimentos – Roma.
Carmentalia é um festival de dois dias em honra de Carmenta, uma deusa do parto e das profecias.
Em seu santuário, era ilegal suportar couro, porque lembrava a morte e abate de animais.

As orações para ela invocavam  o CARMENTES misterioso (Deusas Porrima e Postverta), que presidem o nascimento.
Porrima preside o nascimento, quando a cabeça do bebê vem em primeiro lugar.
Postversa preside o nascimento, quando os pés do bebê vir em primeiro lugar.

Alguns interpretam essas 2 faces da deusa com relação às profecias: como  Deusas do destino, uma atuando sobre o passado e a outra sobre o futuro, sendo, portanto, associadas a Janus a quem o mês de Januarius é sagrado.

Hoje, o Carmentalis Flamen, coadjuvado pelos pontífices, oferece sacrifícios no santuário de Carmenta, que fica ao lado da Porta Carmentalis perto do Capitólio.





Hoje também e dia do Bardo Geraint !!

Gratidão por estar visitando meu blog!! Volte sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doando as unidades que ainda possuo! - Ana Maria Braga mostra a que ela possui!!

pesquise aqui os assuntos que procura!!!

Quem sou eu

Minha foto
"Ajudo a melhorar sua saúde e bem-estar Atendimentos presenciais e Online! Terapeuta holística desde 2001, acompanhando cada passo da sua TRANSFORMAÇÃO para sua melhor versão: Conheça o "Método Transformação", exclusivo para suas necessidades com todas as ferramentas e terapias energéticas que possuo, cuidando de você a cada semana com a melhor terapia. Acupuntura com e sem agulhas, Aurículoterapia, Desprogramação Neurobiológica, Florais, Mesa de Limpeza de Casas e Mesa Angelical das 4 Prosperidades, Reiki, Ortomolecular Catalítica, Shiatsu em mulheres, Consulyoria em Feng Shui e Aconselhamento Metafísico."