domingo, 1 de abril de 2012

01 de Abril - dia de Venus Verticórdia!!

Festival romano Venerália, dedicado à deusa Vênus, padroeira da beleza e do amor.
Hoje, dia 1 de Abril, início do mês de Vênus - já que «Abril» vem de «Aprire», mês em que a terra «abre», ficando mais fértil - celebra-se a Venerália, consagrada, como o próprio nome indica, a Vênus, Deusa da Fertilidade e do Amor.

Nesta ocasião, as mulheres tomavam banhos aromáticos e vestiam grinaldas de mirto. Desta Deusa, venerava-se especialmente o Seu poder de alterar «corações», isto é, de dispor para o amor quem a isso resistisse. 
Assim, honrava-se nesta Deusa o Seu aspecto de Vênus Verticordia 
(Venus que altera corações). 

Nesta data realizavam-se jogos públicos («ludi») em honra da Deusa. O grande protagonismo era das mulheres, que neste dia tomavam banho nos locais de banho público dos homens, vestindo grinaldas de mirtilo, e veneravam especialmente o poder da Deusa de alterar «corações», pedindo a Venus Verticordia auxílio nas suas vidas amorosas. Esperavam também que a Deusa as dispusesse para serem fiéis.

Celebrações greco-romanas, apenas para mulheres, dedicadas às deusas Fortuna, Virilis e Concórdia. As jóias eram removidas da Sua estátua, a qual era ritualmente lavada, e depois ofereciam-se-Lhe sacrifícios de flores. Também se Lhe dedicava algum incenso a troco de que os defeitos físicos das mulheres não fossem visíveis nos banhos públicos.
Invocam-se as bênçãos das deusas para ter sorte no amor, melhorar a relação com os homens e garantir a harmonia nas famílias.

 
copiado de http://grutadabruxa.blogspot.com.br/2012/04/veneralia.html
copiado de http://www.teiadethea.org/?q=node/96
 copiado de correio electrónico GLADIOLUSO@sapo.pt

«Vem a nós, Vénus, ó Rainha de Cnidos e Paphos, 
deixa Chipre, mesmo que a ilha Te seja querida, 
vem em vez disso para onde o incenso é espesso e Glícera canta para ti, 
que possas transferir a Tua casa para o Teu novo santuário entre nós. 
Traz contigo para Tua companhia o desejoso Cupido
as Ninfas e Graças do cinto lasso, os jovens Juventus e Mercúrio
Os quais sem Ti não têm encanto.»
(Horácio, Odes I.30.1-8). 
 copiado de http://s2.excoboard.com/exco/archive.php?ac=t&forumid=64665&date=12-21-2006&t=770718-1

Para encontrar o seu grande amor acenda uma vela rosa e um incenso de rosas ou jasmim e peça a Deusa Venus lhe abrir os caminhos do coração.

copiado de http://www.casadebruxa.com.br/v3/horoscopodiario/default.asp?id_horoscopo=46




Gratidão por estar visitando meu blog!! Volte sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doando as unidades que ainda possuo! - Ana Maria Braga mostra a que ela possui!!

pesquise aqui os assuntos que procura!!!

Quem sou eu

Minha foto
"Ajudo a melhorar sua saúde e bem-estar Atendimentos presenciais e Online! Terapeuta holística desde 2001, acompanhando cada passo da sua TRANSFORMAÇÃO para sua melhor versão: Conheça o "Método Transformação", exclusivo para suas necessidades com todas as ferramentas e terapias energéticas que possuo, cuidando de você a cada semana com a melhor terapia. Acupuntura com e sem agulhas, Aurículoterapia, Desprogramação Neurobiológica, Florais, Mesa de Limpeza de Casas e Mesa Angelical das 4 Prosperidades, Reiki, Ortomolecular Catalítica, Shiatsu em mulheres, Consulyoria em Feng Shui e Aconselhamento Metafísico."