Nesta data as famílias japonesas rezam pela alegria e prosperidade de suas meninas e para ajudar a garantir que elas cresçam saudáveis e bonitas.
Na Era Heian, as famílias da nobreza japonesa iniciaram a prática do nagashibina, isto é, faziam bonecas simples de papel, pano, porcelana e as depositavam nos rios e nos mares, pedindo que levassem consigo as doenças e os males que estivessem destinados às meninas. (Fonte: nosquatrocantosdomundo.blogspot.com)
As celebrações ocorrem tanto dentro de casa e na costa, e são destinadas a afastar os maus espíritos.
Hina matsouri também celebra as filhas da deusa Amaterasu.
São feitos arranjos com bonecas em local de destaque na casa, pequenas oferendas de comida e as meninas sempre ganham presentes.
Sugestão de ritual:
Você também pode festejar esse dia, dando-se de presente algo que pode parecer “criancice” para os outros, mas para você tem um significado especial.
Pode ser desde dar banho em uma boneca antiga até arranjar a desculpa que precisava para comprar aquele vídeogame que você namora há séculos.
O importante é soltar seu lado criança, brincar, dar muita risada, comer chocolate melecando os dedos, enfim, esse tipo de coisa.
Celebre a infância!
Nenhum comentário:
Postar um comentário