segunda-feira, 9 de julho de 2012

Panathenea - festival de Athena

 Início da “Panathenea”, o festival dedicado à deusa Athena.
Durante seis dias, promoviam-se competições musicais, concursos de poesias, corridas de cavalos e carruagens, demonstrações de atletismo, boxe, ginástica e danças.
Ao contrário de outros festivais esportivos, este tinha um significado religioso.
Os ganhadores recebiam ânforas com azeite extraído das oliveiras sagradas e eram coroadas com guirlandas de ouro.
No final, a multidão seguia em procissão, carregando tochas e oferendas para o templo da deusa Athena, na Acrópolis, colocando novas roupagens nas estátuas da deusa.

copiado de Teia de Thea 

O Panathenaea ("festival de todos os ateniense ") era o mais importante festival de Atenas e um dos mais grandiosos em todo o mundo grego.  
Exceto para os escravos, todos os habitantes da cidade e subúrbios poderiam tomar parte no festival.  
O Panathenaea era uma daquelas ocasiões em que as mulheres podem sair de casa e ter um papel ativo na função pública.  
Mesmo os metecos (estrangeiros residentes) e escravos libertos poderiam participar (até um certo ponto).  
O feriado caia no dia 28 do mês chamado Hekatombaion, equivalente a última metade de julho até o primeiro de agosto, e no primeiro mês do ano ateniense.  
Este feriado foi creditado para ser uma observância do aniversário de Athena e honrou a deusa como divindade padroeira da cidade: Athena Polias ("Athena da cidade").  
Em 566 aC, por iniciativa de Pisístrato, este festival foi estendido a cada quatro anos ao longo de vários dias, com muitos eventos públicos (Panathenaea Grande). 





Gratidão por estar visitando meu blog!! Volte sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doando as unidades que ainda possuo! - Ana Maria Braga mostra a que ela possui!!

pesquise aqui os assuntos que procura!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...